quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quer esporte radical? Que tal a Maratona de Fukuoka?



Por décadas, a Maratona de Fukuoka, no Japão, era conhecida como a mais radical de todas: apenas corredores homens de alto nível participavam, mediante convite. Poucas dezenas corriam, e falava-se muito sobre pagamento por essas participações (coisa proibida de se falar até os anos 80, quando oficialmente o atletismo era amador). A cada ano, corredores de todo o mundo acompanhavam essa prova. Luiz Antônio dos Santos venceu em 1995, o melhor brasileiro lá, subindo no pódio que já serviu a feras como Seko, Ikangaa, DeCastella, Clayton, Shorter, Rodgers, Gebrslasie...

Os anos se passaram, a hipocrisia do amadorismo acabou, e as maratonas de massa tomaram o mundo. Mas Fukuoka continua em alta. Hoje, qualquer um pode correr lá. Ah, claro, desde que tenha feito meros 2h45m em alguma maratona anterior!! Isso, claro, se houver vagas: só há garantia de inscrição para os que têm 2h27m... Para a prova de 2 de dezembro, as inscrições já se esgotaram quase dois meses antes.

Nessa 61º edição (sim, a prova existe desde 1946!), há um duelo marcado: o fenômeno Paul Tergat vai enfrentar o também queniano Sammy Wanjiru, recordista mundial de meia-maratona, que vai estrar na distância. Vai ser de arrepiar. Quem viver, verá.


Creative Commons License


Este blog está licenciado sob uma
Licença Creative Commons.

2 comentários:

Thiago Rolemberg disse...

Alô Marcelo, prazer em conhecer mais um corredor! Vi seu blog através do Jorge maratonista e achei bem bacana. Vamos manter contato, tenho tb família no Rio e qqer hora, numa corrida por aí, gostaria de conhecê-los.
abraços
Thiago

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá meu amigo Marcelo, boa noite, até que enfim atualizou o seu blog hein, po cara essa Maratona de Fukuoka deve ser muito boa mesmo né, as inscrições terminaram cedo demais, é amigo essa maratona realmente não é para qualquer um primeiro tem q ter um bom tempo né como vc disse que tem q ter no mínimo uma maratona de 2h45min, po se eu algum dia pensar ir nessa maratona eu tenho que treinar muito pq eu já terminei um a maratona em 2he52min e segundo tem q ter dinheiro né, para passagem de avião, hotel e etc...
Amigão desejo um bom feriado para vc.
Um abraço,
www.jmaratona.blogspot.com
JORGE CERQUEIRA