sábado, 17 de novembro de 2007

Qual o valor de uma medalha?

Esse texto eu enviei ao companheiro Jorge Cerqueira, que me perguntou o que faço com minhas medalhas. Ele defende a valorização de cada conquista através das medalhas ganhas nas provas. Resolvi colocar aqui, para não perder o texto de vista. Eis minha resposta a ele:
Bem, concordo em valorizar cada conquista. Mas eu sou corredor de outros tempos.

Antigamente, as camisetas é que eram a prova de termos completado um percurso, e eram entregues ao final das competições. As maratonas tinham uma camiseta para quem se inscrevia e uma outra, escrita "Eu completei a Maratona tal". Medalhas eram exclusivas para quem subia ao pódio.

Com o tempo, as maratonas passaram a dar medalhas a todos os que completassem, e as camisetas aos que se inscreviam. Ganhei uma medalha assim em 1986, e fiquei muito feliz com ela.

O problema, a partir de uma certa época, é que todas as competições, mesmo a de desafio modesto, passaram a dar medalhas. Praticamente toda corrida hoje em dia dá medalhas para todos. Isso banalizou demais as medalhas para mim. Guardo com carinho as medalhas de pódio, mas as de conclusão de percurso realmente me dizem muito pouco. Ganhei uma domingo, de uma corrida de 6Km, mas realmente não sei onde está.

Posso ser um pouco chato, mas, realmente, depois de 181 competições em 27 anos correndo, eu não teria mesmo muito espaço em casa para tantas medalhas e troféus.

Na verdade, o que mais valorizo das competições de toda a minha vida nem é uma medalha: é o pin, que uso até hoje em minha mochila, do Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master. Não é uma medalha, mas vale muito mais do que praticamente todas as medalhas que ganhei na vida.

Abraços!



Creative Commons License


Este blog está licenciado sob uma
Licença Creative Commons.

Um comentário:

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Valeu meu amigo Marcelo, pela msg, realmente agora eu que falo para vc eu que estou muito ano luz de te alcançar em vc nas corridas, realmente 27 anos de corrida e mais de 180 competições, isso não é para qualquer um, hj em dia eu me arrependo de não ter começado mais cedo no atletismo e realmente através de amigos que começaram no atletismo mais cedo e lendo revistas antigas de corridas antigamente nas corridas não davam mesmo medalhas e num dia desses na meia maratona de friburgo, vi um Senhor com uma camiseta da maratona do rio raríssima dos anos 80 correndo a meia maratona de Friburgo e falando em camiseta a minha camiseta que eu comecei a correr que foi a meia do rio em 2001, eu tenho guardado ela aqui com muito carinho e estou pensando até em colocar ela em um quadro, mais amigo mais todas as minhas medalhas eu dou valor sim pode ser de pódio ou não, aqui em casa eu as vezes olho para os meus três quadros de medalhas e fico relembrando eu correndo as corridas.
Parabéns pelo seu pin que vc tem como fosse uma medalha.
Um grande abraço e valeu pela msg.
Bons treinos
JORGE CERQUEIRA