domingo, 2 de dezembro de 2007

Puxando o ritmo, com estilo!

O que faz uma corrida de rua ficar famosa, virar notícia e divulgar o nome dos seus patrocinadores? Muitos organizadores de provas apostam em convidar grandes estrelas e favorecer bons tempos finais. Vimos há poucas semanas a poderosa equipe de puxadores de ritmo que a organização da Maratona de Berlim contratou para garantir a quebra do recorde mundial.

Mas nesse domingo a maratona de Milão, Itália, chegou a um ponto muito curioso: os puxadores de ritmo foram atletas superiores aos que de fato competiram! A vitória ficou com o queniano Evans Kiprop Cheruiyot, com os brasileiros José Teles em 6º e nosso conhecido bronze olímpico Vanderlei de Lima em 7º. Todos grandes corredores, claro. Mas o puxador de ritmo foi mais impressionante: Martin Lel, que em 2007 sagrou-se bicampeão nas maratonas de Nova York (2003 e 2007) e Londres (2005 e 2007). Ele foi contratado para correr só metade da prova.

Na prova feminina, a estranha lógica foi a mesma: a vencedora foi a favorita Pamela Chepchumba, bronze no Mundial de Corrida de Rua, tendo como puxadora de ritmo nada menos do que Margaret Okayo, campeã em Boston (2002), em Londres (2004) e bicampeã em Nova York (2001 e 2003). Ela só correu metade da prova, mas continua como recordista em Milão: Pamela não conseguiu bater o recorde de sua puxadora de ritmo...

Imaginem se, no futuro, contratarem Pelé ou Romário como gandulas para alguns jogos do Brasileirão...

Nenhum comentário: